Publicidade

O que é composto orgânico?

Se você quer saber o que é composto orgânico. Vou te explicar. Um composto orgânico é uma substância química que contém átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios


O que é composto orgânico



Os compostos orgânicos podem ser naturais ou sintéticos, e são a base da vida na Terra. No contexto da horta orgânica, o composto orgânico é um condicionador de solo, feito a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e de plantas, pela ação de microrganismos. 


O composto orgânico melhora a qualidade do solo, fornecendo nutrientes, matéria orgânica, umidade e vida microbiana. Para fazer o composto orgânico, você precisa fazer a compostagem, que é um processo de degradação controlada de materiais orgânicos na presença de oxigênio, mediante uma relação adequada de carbono e nitrogênio. 


Você pode usar uma composteira doméstica, que é um recipiente com três andares, onde você coloca os resíduos orgânicos, as minhocas e a terra. A compostagem leva cerca de três meses para produzir o composto orgânico, que pode ser usado na sua horta.


Espero ter esclarecido a sua dúvida sobre o que é composto orgânico. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, você pode consultar os links que eu encontrei para você. Se você tiver alguma outra pergunta, pode me fazer. Estou aqui para te ajudar. 😊


Quais são os benefícios do composto orgânico

O composto orgânico é uma substância química que contém átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. 


No contexto da horta orgânica, o composto orgânico é um condicionador de solo, feito a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e de plantas, pela ação de microrganismos. 


O composto orgânico melhora a qualidade do solo, fornecendo nutrientes, matéria orgânica, umidade e vida microbiana.


Benefícios do composto orgânico para o solo e as plantas


  1. Aumenta a capacidade de retenção de água do solo, evitando a seca e o desperdício de água;
  2. Melhora a estrutura do solo, tornando-o mais poroso e aerado, facilitando o crescimento e o desenvolvimento das raízes;
  3. Reduz a erosão do solo e a compactação, preservando a camada superficial do solo e evitando a perda de nutrientes;
  4. Diminui a necessidade de fertilizantes químicos e pesticidas, pois fornece nutrientes naturais e controla pragas e doenças de forma biológica;
  5. Ajuda a controlar o pH do solo, equilibrando a acidez ou a alcalinidade, e favorecendo a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Espero ter te ajudado a entender os benefícios do composto orgânico. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, você pode ler os artigos que eu encontrei para você. Se você tiver alguma outra pergunta, pode me fazer. Estou aqui para te ajudar. 😊


Faça um composto orgânico em casa

Eu posso te ajudar a fazer um composto orgânico em casa, usando os resíduos orgânicos que você produz na sua cozinha e no seu jardim. O composto orgânico é um fertilizante natural que melhora a qualidade do solo e das plantas, além de reduzir o lixo e a poluição.


Veja os passos para fazer um composto orgânico em casa: Escolha um recipiente adequado para a compostagem, como uma caixa, um balde ou um tambor, que tenha furos no fundo e na tampa para a entrada de ar e a saída de água. Você pode colocar o recipiente em um local ao ar livre, que receba sol e sombra, e que tenha fácil acesso à água.

Separe os resíduos orgânicos que você vai usar na compostagem, como restos de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, borra de café, folhas de chá, grama cortada, folhas secas, serragem e esterco de animais herbívoros.


Evite usar restos de alimentos cozidos, temperados ou gordurosos, restos de carne, ossos, laticínios, fezes de animais carnívoros, papel higiênico, papel toalha, revistas, plásticos e metais.

Coloque os resíduos orgânicos no recipiente, alternando camadas de materiais secos e úmidos, e de carbono e nitrogênio. Os materiais secos são aqueles que têm uma cor mais escura e uma textura mais dura, como as folhas secas, a serragem e o papel. Eles fornecem carbono para a compostagem.


Os materiais úmidos são aqueles que têm uma cor mais clara e uma textura mais macia, como as frutas, os legumes e o esterco. Eles fornecem nitrogênio para a compostagem. A proporção ideal entre carbono e nitrogênio é de 30:1, ou seja, para cada 30 partes de carbono, você deve colocar uma parte de nitrogênio.

Umedeça a mistura de resíduos orgânicos com água, sem encharcar, para manter a umidade ideal para a decomposição. A umidade deve ser semelhante à de uma esponja úmida, que solta água quando apertada. Você pode verificar a umidade com o dedo, ou observar se há gotejamento no fundo do recipiente.

Cubra o recipiente com a tampa, ou com um pedaço de lona ou plástico, para evitar a entrada de insetos, animais e chuva, e para manter a temperatura adequada para a compostagem.


A temperatura deve ficar entre 40°C e 60°C, o que indica que os micro-organismos estão ativos e transformando os resíduos em composto. Você pode medir a temperatura com um termômetro, ou colocar a mão na mistura, que deve estar quente, mas não queimar.

Revire a mistura de resíduos orgânicos a cada 15 dias, ou sempre que a temperatura baixar, para arejar e homogeneizar o material. Você pode usar uma pá, um garfo ou uma haste para mexer o material, de baixo para cima, e de dentro para fora.


Isso ajuda a acelerar o processo de compostagem e a evitar o mau cheiro e a proliferação de pragas.


Espere o composto ficar pronto, o que pode levar de 3 a 6 meses, dependendo das condições da compostagem. Você pode saber que o composto está pronto quando ele tiver uma cor marrom escura, um cheiro de terra, uma textura fofa e homogênea, e não apresentar mais resíduos reconhecíveis.


Você pode peneirar o composto para separar os resíduos que não se decomposeram, e devolvê-los ao recipiente para uma nova compostagem.

Use o composto orgânico na sua horta, no seu jardim ou nas suas plantas, como um adubo natural e ecológico. Você pode misturar o composto com a terra, ou espalhar sobre a superfície do solo, na proporção de 10% a 30% do volume total.

O composto vai fornecer nutrientes, matéria orgânica, umidade e vida microbiana para o solo e para as plantas, melhorando o seu crescimento e a sua resistência. Espero ter te ajudado a fazer um composto orgânico em casa.


Se você quiser saber mais sobre esse assunto, você pode assistir aos vídeos que eu encontrei para você, ou ler os artigos que eu selecionei para você. Se você tiver alguma outra pergunta, pode me fazer. Estou aqui para te ajudar. 😊


Faça o seu próprio composto orgânico e tenha plantas mais saudáveis!


Acesse nossos conteúdos para aprender mais sobre compostagem e horta orgânica. Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares.


Confira nossa seção de Adubo Caseiro.



Comentários